Av. Borges de Medeiros, 4111. Expogramado. Caixa Postal 298. CEP 95670-000 - Gramado - RS
Aqui, o sossego que tu encontras na natureza pode levar tua imaginação lá para 1953, quando a Barragem do Lago Negro foi construída. A ideia de fazer um lago veio 10 anos antes, quando houve um incêndio na mata.
Pra tentar conter o fogo, moradores abriram uma fenda no chão e acabaram encontrando uma vertente, que seria o início do Lago Negro. Ele foi aberto a golpes de enxada, pá e picareta. A área é de 17 mil m2 - o tamanho de dois campos oficiais de futebol.
Leopoldo Rosenfeldt coordenou a obra. Ele teve a ideia de reflorestar a área queimada com pinheiros trazidos da Floresta Negra, na Alemanha - daí o nome do lago. Além disso, esses pinheiros fazem muita sombra no lago, “escurecendo” a água.
Anos atrás, muita gente tomava banho por aqui. Na segunda metade do século 20, para que os visitantes pudessem tomar sol depois de nadar, havia uma espécie de prainha de areia.
Era o passeio dominical de gramadenses e veranistas, que passavam o dia quando o calor era demais.Hoje nadar é proibido nadar por questões de segurança - em alguns pontos, a profundidade chega a 14 metros. Isso sem falar na água bem gelada - imagina no inverno!
Se estás por aqui no verão, emoldure teu olhar - e quem sabe tuas fotos - com as hortênsias, cuja cor varia conforme o PH do solo. Na primavera, as azaleias colorem a paisagem.
Nesta área verde de quase 90 mil m2, estão também as árvores de cipreste, planta perfumada inclusive indicada para problemas circulatórios.
Que tal uma caminhada ao redor do lago? No percurso, vais encontrar banheiros e um local para te alimentares. Além disso, uma gruta com a imagem de Nossa Senhora - se for tua fé, uma chance de agradecer a viagem e a vida.
Te desejamos um ótimo passeio!
Versão em áudio:
Pesquisa
Estás gostando da visita a Gramado? Que tal sentar, desfrutar um pouco e responder a nossa pesquisa? A gente quer te atender ainda melhor nas próximas visitas. É rápido!
CLIQUE AQUI para participar! A gente te agradece demais!
Compartilhe sua foto com a hashtag #GramadoInesquecivel e marque @gramadoinesquecivel para fazermos parte da sua história!

