Instalar APP

Gramado na Rota da Cultura

Diversidade cultural, memória, identidade e patrimônio

Gramado na Rota da Cultura 

Gramado na Rota da Cultura apresenta um universo para imersão cultural, no qual a diversidade do patrimônio material e imaterial ganha visibilidade. Respaldado na valorização e promoção da cultura local, regional e nacional, este guia reúne informações sobre museus, centros de cultura, espaços de artesanato e lugares de memória, os quais contribuem para a criação da identidade de Gramado. 

Roteiros de Agroturismo

A essência da cultura, herdada e conservada nas localidades rurais, é apresentada pelos descendentes dos primeiros colonizadores da região. Os roteiros de agroturismo, proporcionam belíssimas paigens, experiências gastronômicas, resultantes de ensinamentos passados de geração em geração, além de aproximação com a arquitetura histórica e sistemas de plantação e produção.

Ponto de Venda: Casinha roteiros de Agroturismo

Junto à praça das Etnias 

Informações: (54) 3295-7600

Plantão: (54) 98100-0910 

(Brocker Turismo, agência oficial dos passeios) 

Museu do Turismo 

O projeto "Museu do Turismo" foi fundado na Espanha e é formado por 92 salas distribuídas em quatorze países, cada uma abordando uma temática distinta. Em Gramado, o museu compreende as raízes do turismo na cidade, destacando-se o acervo relacionado a história da Festa das Hortênsias, precursora de outros eventos consolidados, como Natal Luz, o Festival de Cinema e a Festa da Colônia. Ele é uma entidade sem fins lucrativos que reverencia a história do setor pelo mundo e seu diferencial é não possuir uma única sede física. 

Av. Borges de Medeiros, 1647 - Bairro Centro 

Junto à Central de informações Turísticas 

Horário de funcionamento: Diariamente das 9h às 12h e das 13h30 às 18h

Telefone: (54) 3286-1475

Museu Major José Nicoletti Filho

Criado na casa do primeiro subintendente de Gramado, Major José Nicoletti Filho, o museu tem como objetivo contar duas histórias simultâneas: enquanto as paredes e os objetos expostos tratam de apresentar o processo de formação da cidade de Gramado desde seus primórdios, os cinco totens interativos distribuídos pelo museu e uma sala exclusiva trazem à tona a história do próprio Major José Nicoletti Filho, personagem fundamental na construção do município. 

Av. Borges de Medeiros, 2251 - Bairro Centro 

Na esquina da Rua Torta 

Horário de funcionamento: De terça a domingo das 9h às 17h 

Espaço Cultural Estação Ferroviária Várzea Grande - Museu do Trem

O Museu do Trem, carinhosamente assim chamado pela comunidade, é um espaço cultural onde a história é contada por meio de exposições permanentes e itinerantes. É um ambiente que reconstroi a chegada do trem em Gramado e os benefícios que esse momento histórico trouxe para toda a cidade. Um espaço propício para a contação de história, teatro, exposições de artes e, claro, visitação. O principal objetivo desse espaço é manter viva a história dos que chegaram em Gramado, honrando cada detalhes e mostrando para nova geração a importância da cultura e da história em nossas vidas. 

Rua Oscar Wille, 165 - Bairro Várzea Grande 

Horário de funcionamento: De segunda a sexta das 8h às 11h30min 

Telefone: (54) 3288-1955 

E-mail: [email protected] 

Museu do Festival de Cinema de Gramado 

O primeiro museu de cinema interativo da América Latina proporciona experiências imersivas, as quais contemplam a história das cinco décadas do Festival de Cinema de Gramado e todas as fases do cinema brasileiro e latino- americado. O museu também dispõe de um espaço gastronômico com vista privilegiada de Gramado. 

Av. Borges de Medeiros, 2659 - Bairro Centro 

Junto ao Palácio dos Festivais 

Horário de funcionamento: Diariamente das 11h às 19h 

Telefone: (54) 3905-4811

Museu Hugo Daros 

Com a missão de produzir conhecimento e valorizar a história de Gramado, a casa de pedras, atualmente denominada Museu Municipal Professor Hugo Daros, guarda em seu interior boa parte da história do município. O museu, que foi criado na década de 1980, tem como principal objetivo documentar, preservar, conservar e comunicar a história de Gramado e das pessoas que fizeram pate de sua construção. O patrono do museu, professor Hugo Daros, é considerado o primeiro memorialista da cidade. No museu, é possível encontrar itens que pertentencam ao professor, como seu título de eleitor e materiais que eram usados em seu escritório. 

Rua São Pedro, 347 - Bairro Centro

Horário de funcionamento: De segunda a sexta das 9h às 11h45min e das 13h30 às 17h45 

Telefone: (54) 3286.7587

E-mail: [email protected]

Casa Italiana 

A casa italiana caracteriza a arquitetura típica italiana. Foi edificada no bairro Várzea Grande e transportada para a Praça das Etnias, onde encontra-se hoje. Dispõe de um vasto acervo histórico de famílias de origem italiana que colonizaram Gramado. 

Praça das Etnicas - Bairro Centro 

Horário de Funcionamento: De quartas as segundas das 10h às 12h e das 13h30min às 17h30

Casa Portuguesa

A casa portuguesa se caracteriza como um centro cultural, sem fins lucrativos, cujos objetivos são resgatar o passado açoriano da cidade de Gramado e Região das Hortênsias, assim como valorizar as permanências dessa cultura viva e muito entrelaçada com a cultura gaúcha e a história de Gramado. De forma dinâmica, por meio da história, da arte e outras manifestações culturais, o local divulga a tradição dessa etinia, incentivando a integração e a brasilidade do povo gramadense e de seus visitantes. 

Praça das Etnias - Bairro Centro 

Horário de funcionamento: De segunda a sexta das 9h30 às 18h, sábado, domingos e feriados das 9h30 às 18h, sábado, domingos e feriados das 9h30min às 13h30min e das 15h30min às 18h30min. 

Casa das Artes

Na Casa das Artes podem ser encontrados e adquiridos itens da genuína arte e artesanato de Gramado. Produtos em madeira, tecido, cerâmica, nó de pinho, bambu, E.V.A, fios, velas, saboneteria, pintura em tela e livros, todos produzidos por artistas locais. 

Lago Negro - Bairro Planalto

Horário de atendimento: Diariamente das 9h às 18h 

Instagram: @casadasartesgramado 

Espaço de Arte Indígena 

Localizado no Lago Negro, o espaço é destinado para a preservação e valorização dos saberes e fazeres da cultura indígena. A área é exclusiva para comercialização do artesanato e produtos de etnias indígenas historicamente relacionadas a Gramado. 

Lago Negro - Bairro Planalto 

Espaço de Artesanato Francisco Oberher 

Localizado junto a praça das etnias, o local expõe produtos de cerca de 20 artesãos locais com inúmeras técnicas, trazendo a essência do artesanato gramadense aos visitantes do espaço. 

Praça das etnias - Bairro Centro 

Horário de Funcionamento: De domingo a sexta das 9h às 18h30 e aos sábados das 13h às 18h30

Vila do Artesanato Elisabeth Rosenfeld

Um espaço com 11 cabanas que atendem cerca de 30 artesãos locais. Na vila são encontrados produtos em couco, velas, bonecas de tecido e feltro, roupas em crochê e tricô, produtos em macramê, artefatos em madeira, dentre outros. 

Rua Casa da Juventude, 33 - Bairro Planalto 

Junto ao Lago Negro 

Horário de funcionamento: De quintas a terças das 9h às 16h. 

Centro de Cultura da Várzea Grande 

O centro de cultura da Várzea Grande oferece cursos livres de vários segmentos culturais, além de outras atividades paralelas, tais como yoga, idiomas e oficinas culinárias para crianças. O espaço também possui um auditório com 95 lugares para apresentações, palestras e cursos. Conta, ainda, com Biblioteca Marlene CasaGrande, seu acervo significativo e atividades voltadas à valorização da leitura. 

Avenida do Trabalhador, 201 - Bairro Várzea Grande 

Horário de funcionamento: De segunda a sexta das 8h às 11h45 e das 13h30 às 17h45

Telefone: (54) 3288-1955

E-mail: [email protected] 

Centro Municipal de Cultura Arno Michaelsen 

Realiza exposições periódicas, eventos anuais como o Festival Internacional Literário de Gramado e o Dia da Cultura Gramadense. Dispõe de espaços compartilhados para cursos livres de música, dança, idiomas, teatro, dentre outros. Realiza saraus, oficinas, workshops, e outras atividades culturais. 

No mesmo espaço funciona a Secretaria da Cultural de Gramado. 

Rua Leopoldo Rosenfeld, 818 - Bairro Planalto 

Junto ao Lago Joaquina Rita Bier 

Horário de funcionamento: De segunda a sexra das 8h às 11h45min e das 13h30 às 17h45 

Telefone: (54) 3286-4323 WhatsApp: (54) 98401-7707

E-mail: [email protected] 

Biblioteca Cyro Martins 

Localizada no centro de Gramado, a biblioteca Cyro Martins oferece mais de 49 mil títulos em seu acervo físico, e um acervo digital com mais de 30 mil títulos. Conta com salas de leitura, auditório e biblioteca infantojuvenil, além de uma miniexposição permanente com edições raras de clássicos da literatura. A biblioteca também oferece eventos como o "Cafezinho Literário", no qual traz palestras, oficinas, workshops e sessões de autógrafos, e a Roda de Leitura, com encontros presenciais sempre na primeira quinta-feira do mês. 

Rua São Pedro, 369 - Bairro Centro 

Atrás da Câmara de Vereadores de Gramado. 

Horário de funcionamento: De segunda a sexta das 8h às 12h e das 13h30min às 18h. 

Telefone: (54) 3286-9535 

E-mail: [email protected]

 

 

Compartilhar:

Acesse pelo safari e instale esse webapp no seu Iphone: Aperte e então Adicionar à Tela de Inicio