Instalar APP

Primeiros habitantes: A presença Indígena e Negra em Gramado

Primeiros habitantes: A presença Indígena e Negra em Gramado

Há cerca de 2.000 anos, começaram a chegar à região da Serra Gaúcha um grupo de construtores de casas subterrâneas que hoje nós conhecemos como os povos indígenas Kaingangs. Eles ocuparam o nordeste do Rio Grande do Sul e regiões de outros estados (Santa Catarina, Paraná e São Paulo). Os Guaranis ocupavam as terras mais baixas da região, eles chegaram também a 2.000 anos após uma extensa caminhada que durou muitas gerações, da Amazônia até o Sul do Brasil. Infelizmente, muito da história e memória da presença indígena no município foi apagada, mas sabe-se que as terras que hoje pisamos, cultivamos e transformamos, têm uma forte ligação com esses grupos humanos que a habitaram.

Sobre a presença negra no município de Gramado não se tem muitos registros, mas na paisagem gramadense encontramos alguns elementos que nos fornecem indícios de caminhos que podem ser seguidos, lugares de memória e elementos da cultura que sobreviveram ao longo do tempo como, por exemplo, técnicas agrícolas, costumes alimentares, grupos étnicos e nomeações de espaços (Quilombo, Caboclos, Chapadão, Vila África, etc).

Muito do que se sabe sobre os povos originários na história de Gramado vem de estudos sobre a Serra Gaúcha e o Planalto como um todo. Acredita-se que a cultura de um povo deva perpetuar-se de geração em geração, sempre buscando o seu aprimoramento e mantendo-se fiel às suas origens e tradições.

Referências:

BARROSO, Véra Lucia Maciel, DAROS, Marilia. Raízes de Gramado. Porto Alegre: EST, 2000, 2ª edição.

CAVALCANTE, Raimundo Nonato Wanderley de Sousa [et al.] Gramado: dos primeiros povoadores à chegada do Trem. Uberlândia-MG. Coleção didática Gramado História e Turismo, 2020.

Compartilhar:

Acesse pelo safari e instale esse webapp no seu Iphone: Aperte e então Adicionar à Tela de Inicio